Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
Resposta. Resposta: Foi preciso que o espaço geográfico se transformasse para que a Globalização pudesse se realizar, sem essa transformação não haveria o aumento extraordinário das relações na escala mundial.
Os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume. Já os fluxos imateriais não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade. Ex: Internet e telefonia.
Explicação: Fluxos materiais podem ser transportados através de : rede de estradas, cidades, etc. Fluxos imateriais podem ser através de: comunicação e idéias, ou seja, por evidencias de pensamentos compartilhados.
Através dos fluxos imateriais podem ser transportados mercadorias e serviços que não podemos tocar, como o sinal da internet, transferências bancárias, fotos através do celular, arquivos pela internet e diversas outras atividades.
Resposta. Resposta: Há inúmeros tipos de redes geográficas, Mas de acordo com três dimensões principais, organizacional, temporal e espacial.
Há inúmeros tipos de redes geográficas, as quais podem ser analisadas de acordo com três dimensões principais, organizacional, temporal e espacial. As redes geográficas são dinâmicas. Lugar central, ciclo de reprodução do capital e teoria dos grafos são algumas das possibilidades de utilização das redes geográficas.
As redes físicas que podem ser consideradas eficientes diante da ocorrência de boas conexões via internet na atualidade estão relacionadas com as instalações de antenas, bem como mecanismos que permitam a transmissão de dados, bem como de ondas relacionadas com tal transmissão.
Essas Redes Geográficas existem em função de elementos como infraestrutura de transporte, tal como a presença de rodovias, estradas e ferrovias e pontes aéreas, bem como do fluxo de pessoas e mercadorias entre as localidades.
A rede técnica são as redes das grandes corporações que capacitam a mão de obra para trabalho e as redes que contratam essa mão de obra, mas como mencionado acima as redes podem ser diferenciadas, e se mantém em fluxos.
Redes geográficas são definidas como o conjunto de linhas imaginarias formadas por paralelos e meridianos que servem para localizar qualquer ponto na superficie terrestre. ... A partir dessas linhas imaginárias, formadas por meridianos e paralelos, localizamos pontos diversos na superfície terrestre.
Resposta: Conjunto de pontos interligados por segmentos de reta que começa e termina em um nó. Exemplos: Arcos são usados para modelar as fronteiras dos polígonos delimitando objetos que definem áreas.
As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização. ... Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si.
Nesse sentido, o território é considerado pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. ... Para Friedrich Ratzel, o território representa uma porção do espaço terrestre identificada pela posse, sendo uma área de domínio de uma comunidade ou Estado.
O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.
O princípio da territorialidade é um princípio de Direito que permite estabelecer ou delimitar a área geográfica em que um Estado exercerá a sua soberania. Essa área geográfica é o território, que constitui a base geográfica do poder.
O Território é um dos principais e mais utilizados termos da Geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. ... Com isso, ele queria dizer que o território é o espaço apropriado por uma relação de poder.
Basicamente, o Espaço Geográfico pode ser compreendido como aquele em que o homem vive e faz constantes modificações (na natureza). ... Ser humano - é o principal elemento do espaço geográfico; Cultura - influencias e laços culturais de um povo; Território - área de terra demarcada.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
A regionalização tem uma grande importância na formação de uma sociedade, pois a partir da divisão do espaço espaço geográfico, cada território pode administrar melhor a sociedade, onde geralmente cada lugar fica próximo a outros de cultura semelhante ou plural como por exemplo aqui na América do Sul.
Resposta. a divisão de um grande espaço com critérios previamente estabelecidos, em areas menores que passam a ser chamados de regiões. cada região de diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. ... Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
A própria definição do que é regionalizar pode ser encontrada no dicionário como: Divisão em regiões; ação de regionalizar, de dividir um território em regiões, em áreas com características específicas e próprias. ... A regionalização é um processo de classificação onde se agrupa os semelhantes.