Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.
A Contabilidade é considerada tão antiga quanto a origem do homem e uma das primeiras profissões. Os primeiros registros marcam com a civilização rudimentar no período Paleolítico superior, há cerca de 20.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. ... Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.
A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil.
O método criado por Luca Pacioli, em 1494, e exposto na publicação “Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade”, é tão eficiente que é considerado um dos pilares da contabilidade. Sua criação foi rapidamente adotada por profissionais, devido à clareza e à qualidade da função.
Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais ...
Pode-se dizer que a origem da contabilidade pública era voltada integralmente ao controle do Rei em relação, principalmente, a sua arrecadação. ... João VI, criou, em 1808, o Erário Régio e o Conselho da Fazenda com o intuito de organizar o orçamento e a contabilidade do Brasil Colônia.
Provavelmente a primeira escola especializada no ensino da Contabilidade foi a Escola de Comércio Álvares Penteado, criada em 1902.
No ano de 1870, é realizada a primeira regulamentação do Brasil para a profissão contábil, através do Decreto Imperial n°4.
No Brasil, a contabilidade foi fortemente influenciada pela escola italiana, e evoluiu através da legislação fiscal, pois, segundo Iudícibus (2000), devido à inoperância das associações dos contadores o governo teve que tomar a iniciativa.
A legislação principal que trata de Contabilidade Pública Brasileira é a Lei nº 4.
Com a introdução da lei a contabilidade no Brasil sofre uma ampla modificação, fazendo com que o contador torne-se não somente um responsável pela apuração e pagamento de impostos. A - A nova visão contábil: ... Entre os objetivos desta lei, além de alterar artigos da lei nr.
A Teoria da Contabilidade demonstra-se importante no auxílio e na formação dos profissionais da área contábil a lidar com dificuldades, ao servir de base para solução de problemas recorrentes na prática contábil, colaborando com o poder preditivo acerca das demonstrações contábeis e embasando a interpretações de fatos ...
A lei 11638/07, promulgada em 28 de dezembro de 2007, entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2008, modifica a ainda vigente Lei das Sociedades por Ações (lei nº 6404/76) e traz novos dispositivos para a mesma. O principal objetivo desta nova lei é a alteração das regras contábeis.
LEI Nº 11.
A Lei 11.
A Lei /b> surge no cenário legislativo brasileiro como a primeira que tornou obrigatória a adesão dos conceitos instituídos pelo IFRS e harmonizados aqui no Brasil pelos pronunciamentos técnicos do CPC, trazendo uma série de mudanças à Lei das S.A, tais como: a permuta da exigibilidade da DOAR pela DFC; inclusão ...
A Lei alterou a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, extinguindo a conta Lucros Acumulados no balanço patrimonial. Porém sua existência não foi vedada, tanto que sua demonstração continua totalmente vigente, mas apenas a figura de saldo positivo no balanço.
Quais são as demonstrações obrigatórias pela Lei 6.