Pilhas e baterias são sistemas que por meio de reações químicas geram energia elétrica. Embora possam ser compradas em diversos lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
As pilhas já usadas devem ser descartas em lixeiras separadas dos demais resíduos e jamais devem ser deixadas em locais abertos, expostas ao sol e umidade; para evitar vazamentos e a contaminação do meio ambiente.
Com o descarte indevido destes materiais, os metais pesados podem ser lixiviados infiltrando-se e contaminando o solo, o lençol freático, a fauna e a flora das regiões próximas e também pode prejudicar a saúde humana causando graves doenças que variam de lesões cerebrais a disfunções renais e pulmonares.
As contínuas emissões das partículas de metais pesados produzidos pelo homem podem ser absorvidas por vegetais e animais, causando intoxicações em todos os níveis da cadeia alimentar, caracterizando como poluentes ambientais significativos, devido a sua toxicidade, sendo um problema de importância crescente.
Alguns alimentos são considerados suplementos naturais, pois contêm propriedades quelantes, ou seja, elementos que se unem aos metais pesados e os eliminam de nosso organismo. A ingestão Alga Chlorella, coentro, alho e magnésio na dieta pode ajudar a eliminar os excessos de metais pesados existentes no organismo.