O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
Nas locuções verbais o verbo principal aparece apenas numa das formas nominais: no gerúndio, no infinitivo ou no particípio.
Resposta. Resposta: "Remover" se encontra no infinitivo./span>
Resposta. Resposta: O que é preciso observar é o acréscimo do verbo auxiliar "estar" ao gerúndio "entrando", para formar a locução verbal "estou entrando". Sem o verbo auxiliar, essa forma nominal "entrando" é um advérbio de modo./span>