Candela
É a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em uma determinada direção. Utilizada em lâmpadas refletoras, onde a intensidade luminosa está ligada ao Ângulo de Facho. ... Nesse sentido, lâmpadas com ângulo de facho estreito, são ideais para iluminação de objetos menores e que requerem destaque no ambiente.
Um lúmen é uma medida unitária da luz. Para determinar os lúmens necessários, você precisará multiplicar a área da sua sala pela intensidade exigida para o uso. Por exemplo, uma sala de 100 pés quadrados (aprox. 9m²), que exige entre 10 e 20 foot-candles, precisará de 1.
Como calcular a iluminância para ambientes “Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC) varia de 0 a 100, sendo que 100 equivale às mesmas cores que vemos com a luz solar. Quanto mais próximo de 100 o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.
A quantidade de lâmpadas é determinada pela quantidade de lúmens necessária no ambiente dividida pelos lúmens de cada lâmpada. Mas além disso é preciso escolher também o tipo de luminária a ser usado e o local de cada uma.
Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.
Leve em conta que seu galpão precisa estar bem iluminado para que haja conforto, segurança visual e sensação de bem-estar. Por isso, é essencial escolher uma luminária como a High Bay LED por conta da alta eficiência luminosa.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
O tamanho do plafon e quantidade de lâmpadas varia conforme a dimensão do cômodo. Um modelo grande ou pequeno demais prejudicará a decoração, além de iluminar muito ou pouco. Nossa dica para escolher é fazer uma marcação no teto com um papel e observar se aquele tamanho de luminária ficar equilibrada no espaço.
Assim, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas. Além disso, há a questão estética. Fica muito esquisito um plafon pequeno “perdido” no meio de um teto enorme. Se a sua sala mede 3m x 4m = 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40 cm, sua luminária deverá medir 40 cm.
Plafon retangular Muito utilizado em cozinhas, o plafon em formato retangular proporciona uma iluminação confortável para os ambientes. Também é encontrado em diversos materiais: alumínio, cristal, alumínio com vidro e em cores diversas também.
Tabela de Comparação dos Melhores Plafons
Veja abaixo uma lista das principais marcas que fornecem plafons de LED no Brasil:
Plafon no banheiro Utilize plafons de sobrepor como iluminação geral no banheiro. Com amplo ângulo de abertura, uma peça de acrílico leitoso, ou vidro silkado. Esse tipo de luminária fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e eficiente. Funcionam muito bem como fonte de luz geral no ambiente.
As lâmpadas de LED são a melhor opção do momento. Elas são duráveis, econômicas e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e voltagens. Para uma luminária de efeito decorativo, a lâmpada de cor amarela é uma ótima opção, já que ela ajuda a criar aquele climinha especial no banheiro.
A luz branca é indispensável para garantir um banheiro claro e trazer visibilidade ao espaço. Essa luz também deixa o cômodo mais estimulante. Já a luz amarela torna o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Ela é ideal para o uso de luminárias de foco ou o uso de fita de LED atrás do espelho.
A potência dessa iluminação deve ficar entre 75 a 100 watts. Se você usa lâmpadas de LED, o equivalente seria de 20 a 26 watts. Você também pode instalar um dimmer para ajustar a intensidade da luz, ficando mais fraca de manhã, até que seus olhos se acostumem.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.
Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).
lâmpadas de LED
Lâmpadas de LED usam aproximadamente metade da potência da iluminação fluorescente, cerca de 6 watts de energia versus 14 watts de uma lâmpada fluorescente. 1 Plafon LED embutir quadrado de 25w Branco frio.
Características
Lâmpadas de LED usam aproximadamente metade da potência da iluminação fluorescente, cerca de 6 watts de energia versus 14 watts de uma lâmpada fluorescente. - 1 Lâmpada Led e27 50w Bulbo branco frio Alta Potência.
Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.