Ele é bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos. ... Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo serve para combater mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgas e piolhos.
Outros cuidados com a aromaterapia
Óleo de copaíba pode ser ingerido com recomendação médica Geralmente, o recomendado é ingerir de 1 a 3 gotas diárias do produto diluídas em água.
O Óleo de Copaíba possui vários componentes com atividade farmacológica comprovada, como o beta-cariofileno, um anti-inflamatório que atua sobre a mucosa gástrica, aliviando azias, curando úlceras e gastrite.
Dentre os diversos benefícios do óleo de copaíba para a saúde estão os seguintes: Potencial antisséptico e antitetânico; Expectorante: a aplicação de quatro gotas de óleo da copaíba misturado com mel ajuda na expectoração; Infecções: fazer gargarejo com o óleo ajuda em inflamações de garganta e de amigdalite.
A copaíba é uma planta medicinal, também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva ou Bálsamo-de-copaíba, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos, pois possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.
Quando ingerido na forma de cápsulas, é recomendada a ingestão de 2 cápsulas por dia, sendo recomendada uma dose de 250 mg por dia. Para aplicar na pele, é recomendada a aplicação de algumas gotas de óleo sobre a região a ser tratada, massageando em seguida para a completa absorção do produto.
Posologia: tomar 1 a 2 gotas, diluída em água ou em meia colher de mel, 1 a 2 vezes ao dia.
Como usar o óleo essencial de copaíba? O óleo de copaíba não deve ser ingerido em baixas quantidades, porque pode ser tóxico ao organismo. Por isso, o consumo deve ser orientados por especialistas. Em geral, usa-se 3 gotas diluídas em água.
Misture duas gotas de óleo essencial de Gengibre com uma colher de café de Óleo Vegetal de Copaíba. Passe a combinação nas amígdalas pelo menos três vezes por dia. Cubra e agasalhe bem o pescoço.
Para o tratamento da garganta é inflamada, “três gotas do óleo do copaíba diretamente na garganta duas vezes ao dia já aliviam a sensação de irritação na garganta”, garante Irany Rezende Reis Fragoso que há anos se utiliza desse tratamento e assegura que a família inteira aprova o tratamento.