A avaliação da marcha é feita por meio da filmagem do paciente nos planos coronal e sagital, com a utilização de marcadores anatômicos.
A análise da marcha está indicada para todos os pacientes com alguma alteração na marcha, proveniente de cirurgias ou problemas na coluna. A avaliação da marcha é feita por meio da filmagem do paciente com a utilização de marcadores anatômicos, que são adesivos colados em pontos específicos do corpo.
A fase de apoio é o período em que o pé se mantém em contato com o solo e pode ser subdividida em primeiro duplo apoio (0% a 12%), apoio simples (12% a 50%), e segundo duplo apoio (50% a 62%). A fase de balanço é o período em que o membro está em movimento de progressão e sem contato ao solo.
Marcha é uma seqüência repetitiva de movimentos dos membros inferiores que move o corpo para frente enquanto simultaneamente mantém a estabilidade no apoio. ... O ciclo de marcha é dividido em duas fases: apoio - pé encontra-se em contato com o solo e balanço - pé é elevado do solo para o avanço do membro. (Perry,1992).
O músculo gastrocnêmio é considerado o mais importante propulsor da marcha nor- mal, seguido pelos flexores e extensores de quadril. No balanço inicial, a principal tarefa a ser realizada é a adequada liberação do pé, sem a necessidade de uti- lização de mecanismos compensatórios.
Elevação da perna Para fazer esse exercício é indicado deitar no chão de barriga para cima e deixar os braços ao longo do corpo. Em seguida, com as pernas esticadas, elevar uma das pernas, até fazer mais ou menos 45º com o chão, e depois descer. É recomendado repetir a movimentação 10 vezes com cada perna.
A sensação de pernas cansadas, que aparece geralmente no final do dia, pode ter diversas causas, entre elas excesso de esforço físico ou mesmo algumas doenças como, por exemplo, a fibromialgia. Porém, o mais comum é que este sintoma seja resultado de má circulação na região.
Para fazer este exercício deve-se:
Significado de Mancar verbo intransitivo Coxear, manquejar. verbo transitivo Aleijar, fazer manco.
Significado de claudicar Coxear, mancar, andar com dificuldades e puxando de uma perna: o avó caudicava de uma perna.
Significado de Mangar verbo transitivo e intransitivo Escarnecer, zombar, fazer mofa.
substantivo feminino Surra, sova, muita pancada.
Significado de Aperrear verbo transitivo direto Causar opressão; reprimir, sufocar: o excesso de trabalho aperreava os funcionários. Lançar cães (perros) sobre alguém: aperrear a caça. Etimologia (origem da palavra aperrear).
Significado de Patavina pronome indefinido Coisa nenhuma; nada, bulhufas: nossa, não entendi patavina desta palestra!
Significado de Bulhufas pronome indefinido Nada, coisa nenhuma; que não existe nem tem importância: não entendi bulhufas dessa conversa. Etimologia (origem da palavra bulhufas).
Significado de Convalescença substantivo feminino Período de recuperação em que, após uma doença ou enfermidade, há um processo gradual de restabelecimento de saúde, sendo as forças restauradas progressivamente. Ação ou efeito de convalescer, de se recuperar, de recuperar as forças.