Além das blitze programadas, a fiscalização também pode ser feita por denúncia, que podem ser feitas pelo telefone disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Estado. A ligação é gratuita.
O objetivo geral dos planos de ação é garantir que se mantenha a capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas com medicamentos seguros e eficazes, que sejam de qualidade assegurada e que sejam utilizados de forma responsável e acessível a todos que deles necessitem.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.
A polícia, através do 190, também pode ser acionada. O que fazer com som alto do vizinho? Pode ser formulada denúncia perante o órgão responsável pela política de meio ambiente (Seuma), para análise do nível de ruído, se está dentro dos limites permitidos.
Os moradores que sentirem-se incomodados por emissão de barulho em excesso podem denunciar pelo telefone gratuito e 24h da Central de Atendimento 115. Em até três horas e meia será enviado um fiscal ao local para realizar a medição de ruído.
Para acompanhar sua denúncia, basta digitar o código da denúncia na caixa abaixo e clicar em "Verificar Andamento". Para sua maior comodidade, existe uma caixa de acompanhamento de denúncias na página inicial.