O autocuidado é um conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Muitas coisas podem ser consideradas como atitudes de autocuidado. Até mesmo tirar um tempo para refletir sobre essas questões já pode ser considerado um hábito de autocuidado.
6 formas de incluir o autocuidado no dia a dia
O Que NÃO é Autocuidado? Não é algo que nos forçamos a fazer, ou algo que fazemos sem gostar, somente por obrigação. O autocuidado é algo que nos recarrega, em vez de sugar nossas energias. Nem é um ato egoísta.
Autocuidado, amor próprio e autoconhecimento são habilidades emocionais que promovem o olhar para si mesmo com compreensão e afeto, prestando atenção ao que seu corpo e mente precisam para, assim, cultivar o bem-estar físico e emocional. Colocar-se em primeiro lugar não é sinônimo de egoísmo, mas sim de autoamor.
É tempo de disciplinar a rotina em casa com sabedoria e fomentando a saúde desde o lado de dentro, através do autocuidado emocional. Aprender a colocar limites e zelar por práticas que acalmam, como meditar, escrever, alongar, cozinhar, etc, ajudam a afastar sentimentos nocivos.
Diminui custos com a saúde. Estar atento à sua saúde e não ignorar os sinais que o corpo emana para alertar de que algo pode estar errado é um dos benefícios do autocuidado. Até porque, as práticas de autocuidado geralmente ajudam você a ter mais consciência corporal.