O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA)....Exemplo do VPL na HP 12c
Se o VPL for igual a zero significa que o investimento atingiu ponto de equilíbrio, ou seja, as entradas de caixas são iguais as saídas de caixas. A taxa de retorno será igual a TMA - Taxa Mínima de Atratividade. ... Fórmula do Valor Presente Líquido para os valores da tabela abaixo, considerando TMA de 6% ao ano.
Valor Presente e Valor Futuro
Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV = present value) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV = future value).
VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.
Exemplo desse cálculo
O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será atribuído às letras. Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.
Para calcular o valor da multa basta multiplicar o valor da dívida em atraso pela porcentagem dela. No exemplo anterior, com uma multa de atraso de 2%, o seu valor seria de: Multa por atraso: 800,00 x 2% = R$ 16,00.
Como essa taxa varia de acordo com os dias de atraso, esse valor de R$1,50 é dividido de forma proporcional entre os 30 dias do mês. Assim sendo, a cada dia, a conta subirá 0,05 centavos de juros (divisão de 1,50 por 30). Multa: 500 x 0,02 = 10. Juros moratórios: 500 x 0,01 = 5/30 x 10 = 1,66.