São silicones que polimerizam por condensação, o que consiste na formação de uma macromolécula a partir de monômeros que reagem entre si. ... Os silicones de condensação apresentam uma excelente estabilidade dimensional, fidelidade de cópia e facilidade de uso.
O primeiro grande ponto é que o silicone de condensação tem a grande desvantagem de liberar alguns subprodutos como o álcool etílico após sua reação de polimerização. ... Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.
Para a moldagem com silicone em adição, a técnica mais utilizada é mecânica ou mecânica-química, através do uso do fio de retração, com ou sem hemostático. O uso do fio retrator dentro do sulco permite uma expansão de 0.
Coloque o pó e a água em um gral de borracha bem flexível e espatule utilizando uma espátula firme. O tempo de espatulação é de 30 segundos. Ao se misturar o pó e o líquido o material apresentará uma coloração violeta. Quando a espatulação acabar o material apresentará uma coloração rósea.
Basta colocar um clips logo após o gesso ser vazado e, quando for retirar, puxar com cuidado. Acompanhe o Blog do Dentista e não perca nenhuma dica!
A moldagem funcional é uma das etapas essenciais do tratamento protético em edentulismo total e/ou parcial. ... A moldagem funcional inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita e tem o objetivo de registrar fielmente a área chapeável.
A godiva em bastão é usada para a reprodução do selado periférico por ser um material rígido, que proporciona o registro das inserções, para moldagem da extensão da área chapeável é utilizada a godiva em placa16.
Existem dois tipos de moldagem e vocês vão entender a diferença a seguir.
Godivas são materiais de impressão (moldagem) inelásticos • São materiais de presa térmica • Usadas para moldar o rebordo afim de firmar uma prótese, por exemplo.
No caso do alginato e do poliéter, recomenda-se a técnica na qual, ao invés de mergulhar o molde, borrifa-se o mesmo com o hipoclorito de sódio, envolve-se com papel toalha umedecido com o desinfetante, deixando-o, a seguir, fechado em saco de plástico com fecho, por 10 minutos.
Pasta zinco enólica: Dispense partes iguais das duas pastas sobre a placa de vidro. Espatule bem até ficar homogênea. Preenche a moldeira individual, leve em posição e deixa tomar presa , remove e… passa as proximas 4h tentando limpar a placa e a espatula.