O cimento cirúrgico é um material protetor aplicado sobre feridas criadas por procedimentos cirúrgicos periodontais (1). ... Nos casos de gengivectomia, o cimento é indicado com a finalidade de proteger uma extensa superfície de tecido incisado dos irritantes bucais.
A remoção se for do dente necessita de brocas e cuidados especiais para que não "risque" ou cause danos ao esmalte do dente. ;) Se for cimento provisório que o dentista coloca durante as sessões de tratamento de canal, é importante manter para que não haja nova recontaminação do canal.
Entenda mais sobre a higienização das próteses dentárias Para isso, o cirurgião-dentista instrui: “após cada uma das refeições, retire a prótese (dentadura) e enxágue bem debaixo de água corrente, removendo todos os resíduos alimentares”.
Superfície dentária Deve apresentar-se limpa e seca. A limpeza pode ser feita com peróxido de hidrogênio ( 10 Vol. ) ou solução aquosa de ác. poliacrílico.
Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.
O cimento de ionômero de vidro convencional sempre foi considerado um material biocompatível para aplicações em dentística, pois apresenta as seguintes propriedades: pequena reação exotérmica, rápida neutralização e liberação de íons benignos como sódio, alumínio, silício, fósforo e flúor em condições neutras e cálcio ...