Coloque o leitão assando no fogo baixo, com a barriga para baixo, durante 20 minutos. Ao longo desse tempo unte o leitão constantemente com a mistura preparada. Rode o leitão, aumente o calor e cozinhe até que a pele fique dourada e crocante. Sirva o leitão assado na grelha cortado em pedaços e desfrute!
Costela
Churrasco suíno: conheça os cinco melhores cortes
Cortes de carne suína: conheça os principais!
A carne de porco pode ser consumida cozida, grelhada ou assada. Versões que possuem baixa caloria são mais saudáveis para o organismo. O lombo, o filé mignon e o pernil de suínos são considerados os melhores cortes de carne de porco, porque apresentam pouca gordura e calorias.
Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas.
Entre ela e a carne de frango com pele, não tenha dúvida: a de porco é mais saudável. Mas tudo depende do corte. Um lombo suíno de 100 gramas, assado, tem mais calorias que uma coxa de galinha sem pele. E também é muito mais calórico que os cortes de carne bovina mais magra, como filé mignon (veja o quadro abaixo).
A bisteca do lombo, é o Carré, cortado em bifes. Pode ser feito como bife, de panela, à milanesa e na churrasqueira. Contém carne com osso. Uma das melhores partes do porco, o Suã é a coluna vertebral do porco, com um pouco da carne do lombo.
É o caso do lombo e perna de porco que podem apresentar um teor de gordura inferior ao da perna de frango com pele. No caso da carne de vaca, as peças mais magras são o lombo e vazia, a alcatra, o acém redondo e o pojadouro. O mais importante é mesmo saber escolher!