Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.
- A sociedade grega era marcada por profundas desigualdades sociais. Existiam poucos ricos e a maioria era composta por pessoas muito pobres. - Embora houvesse uma diferenciação na organização social de cada cidade-estado, no geral quase todas seguiam certo padrão. ... - Poucos gregos possuiam direitos políticos.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Resposta. Resposta: A filosofia grega antiga surgiu no século VI a.C. e continuou durante todo o período helenístico e no período em que a Grécia e a maioria das terras habitadas por gregos faziam parte do Império Romano. A filosofia foi usada para extrair sentido do mundo de uma maneira não religiosa.
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
Na Idade Média o estudo da filosofia se baseava nas crenças cristãs e na autoridade da Igreja, assim como em interpretações cristianizadas de Aristóteles e Platão. Era, assim, uma filosofia dogmática.
As escolas pré-socráticas
O estoicismo e o epicurismo distinguem-se da filosofia platônico-aristotélica por uma consciência da urgência da decisão moral, mas têm diferenças e semelhanças na forma de conceber o método de ensino. Platonismo, aristotelismo e estoicismo têm em comum a missão de formar os cidadãos para serem dirigentes políticos.
A filosofia helenística surge nesse contexto histórico. Ela é fortemente marcada por uma preocupação central com a ética, aqui entendida como o estabelecimento de regras do bem viver, da “arte de viver”. É ilustrativo disso o famoso Manual, do romano Epicteto (50-125).
Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc. Principais pensadores: Plotino, Cícero, Zenão e Epicuro.
Os maiores representantes do período foram os filósofos Zênon de Cítio, Cleantes de Assos e Crisipo de Soli. ... Estoicismo Imperial Romano (stoá nova): de cunho mais religioso, sendo seus principais representantes os filósofos Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.
O estoicismo é uma tradição filosófica que prega uma ética da busca da vida boa e a felicidade. Desse modo, os estoicos também definem o que é essa vida. ... Por essa razão, essa é uma filosofia que valoriza a conexão prática de suas ideias, ao invés de focar em questões estritamente intelectuais.
Zeno
Algo ou alguém caracterizado pela rispidez; que permanece fiel aos seus princípios. Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento. Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça.