Sim. Se você faz sexo com qualquer pessoa, não importa o gênero ou os genitais, existe uma chance de se passar uma IST. Se você tocar nos genitais da pessoa parceira, ou elas tocarem os seus, existem um risco de transmitir IST (como HPV, verrugas genitais, clamídia, vírus da herpes simplex (HSV) 1 e/ou 2, sífilis).
Testagem para DST
Olá. Nem todos as infecções sexualmente transmissíveis podem ser detectadas por exames de sangue. Existem diversas DSTs: herpes, HPV, sífilis, HIV, hepatite B e C, cancro mole, gonorreia, clamidia, donovanose, linfogranuloma venéreo, etc.
Onde podes ir para fazer um teste de IST? Resposta: IST significa Infecções Sexualmente Transmissíveis, que são também conhecidas por “Doenças Sexualmente Transmissíveis”(DST). A transmissão destas infecções pode ocorrer por via bacteriana, vírica, fúngica ou por parasitas.
Há alguns sintomas em comum, que podem indicar a presença de alguma DST....São eles:
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Qualquer pessoa pode adquirir uma IST. Prevenir-se, buscar serviço de saúde e fazer o tratamento adequado são as medidas indicadas. As principais ISTs são: Sífilis, Herpes simples, Cancro mole, HPV, Linfogranuloma venéreo, Gonorreia, Tricomoníase, Hepatite B e C e HIV.
As IST mais conhecidas
A clamídia é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. É causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis e pode ou não gerar sintomas. O motivo de tantos casos da doença pelo mundo é que pessoas com clamídia assintomática se tornam agentes propagadores da doença sem saber.
Na maior parte dos casos é causado pelo Herpes Virus hominis tipo 2. Os demais são causados pelo vírus do tipo 1, também responsável pela maioria dos casos de herpes labial. Os primeiros são fraqueza, emagrecimento, febre e diarréia, sem causa aparente. Outras doenças também podem causar os mesmos sintomas.
Hipolabor alerta: descubra quais são os sintomas das DSTs mais comuns
Há alguns sintomas em comum, que podem indicar a presença de alguma DST....São eles:
Quais as DSTs mais comuns?
As feridas nos órgãos genitais são comuns em infecções como o herpes genital, o HPV, a sífilis, o linfogranuloma venéreo, a proctite e a pediculose pubiana, mas também podem estar presentes na boca ou na garganta caso tenha havido contato dessas regiões com as secreções da parceira ou parceiro infectado.
Existem cerca de 13 tipos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), a grande maioria provocadas por vírus e bactérias. Os principais sintomas são a coceira, presença de feridas, corrimento ou dor no local da lesão.
Causas: as IST's que costumam causar corrimento são Tricomoníase, Vaginose Bacteriana, Clamídia, Gonorreia ou Candidíase.
Gonorreia e infecção por Clamídia São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Clamídia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.
Remédios indicados: No caso de corrimento amarelado, o ginecologista pode recomendar o uso de: