Para os que não podem sair de casa (idosos, enfermos, pessoas restritas de movimentação pela autoridade pública), concede-se a Indulgência Plenária à intenção aos que rezarem uma oração piedosa pelos defuntos, diante de uma imagem de Jesus ou da Virgem Maria, ou ainda que realizem uma obra de misericórdia oferecendo-se ...
Resposta. Explicação: A venda de indulgencias incluía o comércio de objetos "santos" e "sagrados" também eram vendidos pela igreja aos fiéis, de modo que eles acreditavam que eles teriam poderes milagrosos, que poderiam ajudá-los a superar suas dificuldades, conseguir a salvação, etc.
As indulgencias são o perdão dos pecados, podendo ser elas as plenárias ou comuns. Muito discutida na Igreja Católica na época de Padre Lutero e hoje muito bem acolhida pelos sacerdotes, sem a conotação de antigamente, mas como perdão pleno dos pecados.
Resposta. Bom, de acordo com o monge Martinho Lutero, a questão da indulgencias ia além do simples fato de "vender a salvação", pois contradizia os ensinamentos bíblicos do cristianismo verdadeiro, ou seja, a igreja já estava perdendo sua identidade e necessitava urgentemente de uma reforma em suas bases ideológicas.
Dois anos mais tarde, o papa Leão 10 ameaça puni-lo caso não revogue suas teses; em dezembro de 1520, o rebelde queima a bula papal em protesto, além de um livro de leis católicas e várias obras de seus opositores. Agora Martinho Lutero rompera definitiva e irreversivelmente com Roma.
Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista).
Principais consequências da Reforma Religiosa: - Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista; ... - Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante.
Foi em Genebra que Calvino despontou como um personagem de grande importância dentro do protestantismo. ... Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento.
d) O calvinismo vê o trabalho como uma forma de servir a Deus, onde ele dignifica o trabalho, dessa forma sendo muito atraente a burguesia comerciante que antes era visto como pecadores. pela Igreja Católica, durante a Idade Média.
A ética protestante do trabalho, a ética calvinista do trabalho ou a ética puritana do trabalho é um conceito na teologia, sociologia, economia e história qual enfatiza que trabalho árduo, disciplina e frugalidade são um resultado de uma subscrição da pessoa para os valores expostos pela fé Protestante, particularmente ...
Weber, ao estudar a ética, fixou-se no estudo da ética protestante oriunda da teoria calvinista que pregava, segundo o autor, o individualismo, o acúmulo de capital, o prazer no trabalho e a busca pelo lucro.
Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. ... Assim se forma o “espírito do capitalismo”, e nele o trabalho árduo e disciplinado aparece como virtude, como caminho para o sucesso profissional e para a salvação espiritual.
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
Marx ele defende a ideia que a classe trabalhadora deve lutar contra práticas abusivas e contra o capitalismo. Durkheim tem a perspectiva parecida com a do Weber, mas acha que tem que haver uma diferença entre trabalho geral e trabalho particular.
A precarização do trabalho significa o desmonte dos direitos trabalhistas. ... Ainda segundo Antunes (2011), “reduzir a jornada de trabalho, discutir o que produzir, para quem produzir e como produzir são ações prementes.
Significado de Precarização substantivo feminino Processo que torna algo precário, diminuindo sua qualidade e eficiência; ação de tornar precário, ineficiente, inseguro.