“O vitiligo é uma doença que causa despigmentação da pele. O pet fica com manchas claras em qualquer parte do corpo”. Muitas vezes, o vitiligo em gatos é confundido com outros problemas de saúde. A recomendação é buscar um veterinário para um diagnóstico mais preciso.
Dentre as características da trissomia, ou seja, da anomalia cromossômica dos gatos, estão:
O vitiligo em cães não tem cura, mas pode ser tratado. Por isso, ao notar uma despigmentação na pele ou no pelo do seu pet, leve-o ao veterinário para ter um diagnóstico adequado. Nesse sentido, é muito importante poder contar com um centro veterinário de qualidade.
O lúpus em cachorros é uma doença que tem tratamento, mas este vai depender da apresentação. Assim, no caso do lúpus discoide, são prescritos remédios para lúpus em cachorro via oral e tópicos, a base de corticoides e, se for necessário, antibióticos. Também parece benéfico administrar vitamina E oralmente.
Se vir a gengiva do seu cão muito clarinha ou branca não é bom sinal! Esta coloração das mucosas pode ser indicativo de uma anemia ou de uma hemorragia ativa. É um sinal de alerta que o deve fazer sempre procurar o médico veterinário mais próximo.
As gengivas normais devem ter uma cor rosa chiclete. Quando pressionados, eles devem clarear para uma cor branca ou rosa pálido. Em seguida, retornar rapidamente para a cor rosa normal quando você tirar o dedo da gengiva.