EQST

O Que Uma Glomerulopatia?

O que é uma Glomerulopatia?

As glomerulopatias, que em geral são conhecidas como “glomerulonefrites”, são doenças que acometem os glomérulos, estruturas constituídas por um tufo de capilares sanguíneos (delimitados por uma cápsula), além de uma série de outros elementos (entre eles, vários tipos de célula), responsáveis pela ultrafiltração do ...

O que significa nefropatia crônica bilateral?

o que é Nefropatia Parenquimatosa crônica bilateral? É um achado no ultrassom que pode ser indicativo de lesão renal. Tradicionalmente os rins na ultrassonografia se assemelham a dois "cocos"na medida em que aparentam ser pretos por fora ( região do córtex ) e brancos por dentro ( região da medula ).

O que é nefropatia em cães?

É uma doença renal mais frequente no cão e no gato. Caracteriza-se por uma perda progressiva e irreversível das funções renais básicas e supõe uma redução da esperança de vida. A seguir mostrar-lhe-emos como aumentar a mesma através do tratamento dietético.

O que significa a sigla IRC na medicina?

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Por que a presença de dislipidemia é comum em pacientes renais?

Dentre as causas de mortalidade a doença cardiovascular é a mais frequente nos pacientes renais crônicos, e a dislipidemia, assim como o estresse oxidativo, redução da síntese de óxido nítrico e alterações do metabolismo do cálcio e do fosfato são fatores que aumentam o risco cardiovascular(17,19).

Quem tem problema renal pode tomar sinvastatina?

Em pacientes com doença renal policística, um recente estudo 12 mostrou que a sinvastatina levou a melhora na hemodinâmica renal, com aumento do fluxo plasmático renal e da TFG.

O que é DRC agudizada?

A insuficiência renal crónica agudizada consiste na instalação de uma insuficiência renal aguda num doente com insuficiência renal crónica.

Qual a diferença entre DRC e IRC?

O termo insuficiência renal crônica (IRC) foi substituído pelo termo doença renal crônica (DRC), que designa tanto condições nas quais há perda insidiosa da função renal, quanto condições nas quais há lesão renal com função ainda preservada.

Como é feito o exame de rins?

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Como é feita a cintilografia dos rins?

Como é feita a cintilografia renal

  1. É injetado na veia o radiofármaco DMSA;
  2. A pessoa espera cerca de 4 a 6 horas para o radiofármaco se acumular nos rins;
  3. A pessoa é colocada na máquina de ressonância se obter as imagens dos rins.

Como é feito ultrassom dos rins?

Para a realização do exame é necessário a repleção da bexiga, ou seja, o paciente precisa ingerir água ou outro líquido não gasoso para que a bexiga fique cheia. Após isso, os procedimentos são como de outros ultrassons. A principal utilização deste exame é para avaliar a prevenção de pedras nos rins (cálculo renal).