Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". ... Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
Sócrates. Os Pré-Socráticos foram os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C. Habitaram a cidade de Atenas antes dos sofistas e nomeadamente antes de Sócrates. ... Esta página retrata, duma forma geral, os Filósofos pré-Socráticos e as ideias que defendiam.
Temos como principais características do período pré-socrático o fato de que esses filósofos buscavam entender a physis, isto é essência das coisas, da natureza. Eles se questionavam sobre a origem do universo, do homem e de todas as coisas.
Índice
Tales de Mileto iniciou uma busca pela origem do Universo (cosmologia), tentando saber qual seria o elemento gerador (arché) de toda a natureza, objeto denominado pelos gregos antigos pela palavra physis. Para Tales, esse elemento gerador de tudo era a água.
Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tentaram estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis). ... Tales de Mileto pensava este princípio ou arché como se da água se tratasse. A água seria a substância última da constituição das coisas.
kósmos, "ordem", "organização", "beleza", "harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas.
A palavra cosmologia tem sua raiz no idioma grego antigo, derivada dos termos Cosmos (Universo) e logos (razão, organização racional). A cosmologia é o estudo do Universo, de sua origem e de sua organização. A tarefa do cosmólogo é determinar qual é a origem do Universo, de maneira científica e racional.
Para os gregos, o paradigma da physis era como a vida orgânica – a imagem arquetípica do Cosmo era a de um organismo. ... Para os filósofos gregos existe algo que é a physis (natureza, essência, princípio, elemento, substância) de cada ser singular.
Significado de Cosmo substantivo masculino Espaço Universal; o universo que, composto por matéria e energia, se organiza seguindo suas leis particulares; cosmos. Filosofia Grega.