O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u]; nas reduzidas, o timbre quase se anula.
Palavras com som fechado são aquelas que têm a sílaba forte como se fossem acentuadas com acento circunflexo.
O timbre aberto: a língua se acha baixa: /a/ tônico /é/, /ó/. O timbre fechado: a língua se eleva: /ê/, /ô/, /i/, /u/. A vogal reduzida-a língua está entre a aberta e a fechada. A vogal tônica é aquela em que recai o acento tônico da palavra, maior elevação da voz.
Átonas: São vogais que não apresentam nenhum acento da palavra.
Vogal que em uma palavra, possui o som mais grave que outras vogais e que, por vezes, é acentuada. A vogal tônica da palavra avião é o segundo A, marcado por til.
Vogal tônica e vogal átona A vogal tônica é bem pronunciada. Exemplo: faca - a primeira vogal é bem pronunciada, isto é, ela é longa; a segunda é fraca, levemente pronunciada. A primeira é vogal tônica; a segunda é átona.
Sílaba tônica e átona: resumo A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.