Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Portanto, manter uma alimentação saudável afeta além do corpo, a saúde. O principal cuidado é não consumir açúcar ou carboidratos refinados em excesso. Para manter uma pele saudável e jovem por mais tempo, alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados.
Os cereais refinados, também conhecidos como carboidratos brancos ou simples, passam por um processo de refinamento em que perdem grande parte do seu teor de fibras, vitaminas e minerais. ... Já os carboidratos integrais ou complexos são os cereais em sua forma intacta, e também serão convertidos em açúcar.
As farinhas refinadas, sendo a mais comum de trigo, sofrem um processo industrial que elimina a parte externa no grão, reduzindo sua qualidade nutricional e quantidade de fibras.
Massas refinadas são as mais consumidas A maioria das pessoas prefere massas refinadas, o que significa que o grão de trigo foi retirado do germe e do farelo, juntamente com muitos dos nutrientes que ele contém. Macarrão refinado é mais rico em calorias e mais baixo em fibras.
A massa integral fornece quantidades significativas de vitamina E, antioxidantes, muita fibra inteiramente saudáveis. Em termos de modo de preparo, os dois tipos de massas pedem os mesmos cuidados. A única diferença é que a massa integral pode demorar alguns minutos a mais para ficar macia.
Carboidratos refinados: farinhas brancas, pães brancos, arroz branco, macarrões ou massas não integrais, biscoitos, bolachas e bolos. Açúcares, doces e refrigerantes. Comer poucas vezes ao dia e quando comer, em quantidades erradas.
O que difere o macarrão comum do integral é a sua forma de preparo na fábrica. Isso porque o comum é feito a partir da farinha de trigo, que passa pelo processo de refinamento. ... Já a massa integral é feita com trigo em sua forma integral, e por isso preserva características importantes desse cereal.
Tente consumir pelo menos metade dos carboidratos do dia na versão integral. Tanto o macarrão como o arroz, o pão e outros alimentos integrais possuem fibras. Elas são fonte de vitaminas e minerais e ainda ajudam no processo de saciedade do organismo, pois vão tornar a absorção do alimento mais lenta.
Pão branco x pão integral A princípio, a opção mais saudável é aquela que contém mais fibras, menos sódio e maior presença de vitaminas e minerais. Por isso, se comparado ao pão branco, o pão integral é uma boa substituição. Afinal, a versão feita com farinha branca (refinada) é mais pobre em nutrientes.