A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
1) (UFSCar-SP) O grande sucesso das gimnospermas e das angiospermas pode ser atribuído a duas importantes adaptações ao ambiente terrestre. Responda: a) quais são estas duas adaptações? Resposta: Independência da água para a reprodução; proteção do embrião contra a dessecação (sementes).
Resposta. Resposta: O que permitiu foi que os grupo inferiores não possuíam vasos condutores de seiva (brióftera) e não tinham caule nem Raíz (pteridóftas, mas tinham rizoma) Respondendo sua pergunta a adaptação que permitiu a classificação ... foi as sementes (gimnosperma) e flores e frutos (angiospermas ).
Em algumas gimnospermas, como nas gincófitas (Ginkgo biloba), os gametas são flagelados denominados anterozoides, assim como nas pteridófitas. Depois da fecundação, o óvulo modifica-se em semente que contém o embrião do esporófito.