Filtro passa-baixo é o nome comum dado a um circuito eletrônico que permite a passagem de baixas frequências sem dificuldades e atenua (ou reduz) a amplitude das frequências maiores que a frequência de corte. A quantidade de atenuação para cada frequência varia de filtro para filtro.
Para o primeiro caso, basta inserir os valores de R e C na fórmula e achar a frequência. Se o exemplo acima for um filtro passa-baixa, basta ligar um resistor de 1kΩ em série com o capacitor de 2,65μF e considerar a saída em paralelo com o capacitor. Se for o filtro passa-alta, é só fazer o contrário.
A constante de tempo de um circuito RC é o intervalo de tempo necessário tanto para a carga do capacitor via resistor R até 63,2% da carga total como para a descarga até 37,8¨% da carga, conforme mostra a figura.
Como funciona o capacitor Elas placas ficam muito próximas uma das outras. Como são cargas opostas elas se atraem, ficando armazenadas na superfície das placas mais próximas do isolante dielétrico. Devido a essa atração, é criado um campo elétrico entre as placas, através do material dielétrico do capacitor.
Assim, o capacitor se carrega quando uma tensão é aplicada em seus terminais. Para uma tensão continua, o capacitor se carregará com um valor de tensão igual a tensão aplicada em seus terminais e depois se comportará como um circuito aberto, já que impedirá a passagem de corrente.
Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido. Valores menores que 1kΩ indicam um capacitor em curto.
Como um capacitor demora cinco constantes de tempo para ser considerado carregado, este capacitor demorará 1 x 5 = 5s para possui carga total (tensão da fonte). Note que a constante não é dependente do valor da tensão aplicada, somente dos valores dos componentes envolvidos na associação.
Basicamente, os capacitores tem a mesma função: armazenar energia. O que os diferencia geralmente são a aplicação e o material dielétrico, como foi possível ser observado na lista anterior.