Pós-moderno é uma forma (em muitos casos, pejorativa) de se referir a um modelo filosófico que é marcado pela negação de alguns princípios da modernidade, e representado por autores como Foucault, Derrida e Deleuze.
Os filósofos pós-modernistas pós-estruturalistas em geral argumentam que a verdade sempre depende do contexto histórico e social, em vez de ser absoluta e universal, e que a verdade é sempre parcial e "em debate", em vez de ser completa e certa.
A modernidade e a pós-modernidade estão atravessando um processo corrosivo da moral, numa relativização de valores em várias esferas. No desejo emancipatório, o indivíduo acaba desconfiado e descrente frente aos projetos históricos, cético frente aos padrões éticos e valores morais. ... Verificamos um retorno à ética.
Criticando os modernistas e a sua fé na razão iluminista, os autores pós-modernistas tendem a argumentar que a racionalidade é muito mais difusa do que o Iluminismo supunha, e que o conhecimento apenas pode ser entendido à luz do tempo, espaço e contexto social em que é construído por indivíduos e grupos.
O Homem pós-moderno habita em um universo imagético, repleto de signos e ícones, privilegiados em detrimento dos objetos; a simulação substitui a realidade, e elege-se o hiper-realismo - também conhecido como foto-realismo, e que pretende transpor para o universo das imagens uma realidade objetiva – como expressão ...
A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. ... Considera-se que a arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.
De forma simplificada, a arte moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de forma subjetiva. Enquanto a arte contemporânea possui a característica de que absolutamente tudo pode se tornar arte.
Arte moderna é a designação de expressões artísticas que surgiram no final do século XIX em oposição às formas clássicas: romantismo e realismo. Nestas expressões estão inclusas as esculturas, pinturas, literaturas, arquitetura, música e fotografia.
Resposta. O clássico usa apenas movimentos , o contemporâneo usa arte, movimento , falas e etc...
Antiga é mais clássica e padronizada . Moderna quebra do clássico . Contemporâneo mistura dos dois e abstracionismo.