Trabalhadores em frigoríficos chegam a realizar 90 movimentos por minuto, sendo que o mais aceitável seria em torno de 30. Eles são expostos ao frio, ao ruído, posturas inadequadas, amputações, umidade, deslocamento de carga em excesso, exposição à amônia, vasos de pressão, e jornadas exaustivas.
O frigorífico, abatedouro ou planta de abate são denominações dadas ao local onde se realiza uma série de operações controladas e devidamente monitoradas, que envolvem a recepção, descanso pré-abate, pendura, atordoamento, sangria, escaldagem, depenagem, retirada da cabeça e pés, evisceração, resfriamento e gotejamento ...
Com relação as aves, a temperatura das carcaças deve ser igual ou inferior a 7ºC no final da etapa de pré-resfriamento, tolerando-se temperatura até 10ºC desde que encaminhadas imediatamente ao congelamento.
Para refrigeração de carcaças, as câmaras frigoríficas devem ser mantidas em temperaturas compreendidas entre -4 a 0ºC. A temperatura ambiente não deve exceder a 3ºC. Para refrigerar carcaças bovinas de grande tamanho, é conveniente utilizar a antecâmara (pré-resfriamento).
O pré- resfriamento consiste na rápida retirada do calor de campo do fruto recém colhido, antes do transporte, armazenamento ou processamento.
A câmara fria é uma ferramenta projetada para otimizar o armazenamento de produtos por meio de sua refrigeração (temperatura entre 0°C e 18°C) ou congelamento (temperaturas abaixo de 0°C).
Colocando os custos na ponta do lápis:
As câmaras frias, também conhecidas como câmaras frigoríficas, tem como objetivo o armazenamento refrigerado de produtos e diferenciam-se dos refrigeradores convencionais devido sua capacidade de armazenar grandes volumes e por oferecer um preciso controle digital de temperatura.
A temperatura ideal de refrigeração é entre 2°C e 4°C.
As câmaras frigoríficas têm, como importância fundamental, a conservação de alimentos. ... Esse fator, juntamente com a umidade relativa adequada (a umidade favorece a proliferação de fungos), permitem estocar o alimento para um uso futuro sem que ele estrague.
Metodologia da Análise. A Resolução CISA n° 10 estabelece que os produtos congelados devem ser oferecidos, ao consumidor, a temperatura de, pelo menos, -8°C, ou seja, a temperatura deve ser -8°C, -9°C, -10°C, etc. Temperaturas acima de -8°C (-7°C, -6°C, -5°C, etc.)
O cozimento é a etapa mais importante do preparo dos alimentos. A maioria dos micro-organismos que causa doenças morre durante o cozimento. A temperatura segura de cozimento é de no mínimo 74 ºC no interior da peça. Por isso o monitoramento da temperatura durante o cozimento é muito importante.
4- Durabilidade da carne congelada É recomendado a utilização de temperaturas inferiores à -18ºC. A maioria dos frigoríficos operam com temperaturas na faixa de -18 à -30ºC.
A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.
Temperatura ambiente, em termos laboratoriais, é a temperatura situada em 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit ou 293 kelvin). Também pode ser considerada como a temperatura do ar de um determinado local, medida por um termômetro de bulbo seco.
Aquelas muito pequenas indicam que a água está em aproximadamente 70 graus Celsius. As bolhas a essa temperatura baixa são do tamanho da cabeça de um alfinete.