Até então, a sociedade para Hobbes não existia, sendo classificada apenas como uma aglomeração de pessoas. Seu pensamento, agora, remonta a necessidade de estabelecimento de um poder ainda superior aos dos homens e que esse poder é base para a formação e existência do que é concebido hoje como sociedade: o Estado.
Resposta:Segundo Hobbes os motivos que levam a sociedade a elaborar o contrato que dá origem ao Estado é o desejo de superação as tensões e conflitos entre os indivíduos, instauração a ordem política e a conquista do convívio social, ou seja do bem estar entre os cidadãos).
Resposta: Os homens concordaram, livremente, em organizar a sociedade com o objetivo de preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam no “estado de natureza”. O direito à vida,à liberdade e aos bens, que Locke simplesmente chama de propriedade. E para garantir isso formaram um corpo de leis .
Segundo Locke, o homem vivia num estado natural onde não havia organização política, nem social. Isso restringia sua liberdade e impossibilitava o desenvolvimento de nenhuma ciência ou arte. ... Por sua parte, o Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens tais quais a vida, a liberdade e a propriedade privada.