Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Após definir os materiais, siga os seguintes os passos:
Aplicação com pincel Dilua o verniz e espalhe uma camada fina sobre a madeira com um pincel de cerdas de pelo; trabalhe primeiro contra os veios da madeira, depois a favor. Deixe secar por 12 a 24 horas. 2 Lixe a superfície com lixa grana 240 ou 280.
A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa. Essa película vai ser criada pelo verniz.
A porta que foi pintada com verniz e que agora receberá a tinta branca, por exemplo, deve ter todo o verniz antigo retirado com o auxílio de uma lixa grossa. Feito isso, toda a porta deverá ser lixada com uma lixa fina. Depois, o pó deve ser retirado com um pano, para só então dar início ao processo de pintura.
Passando uma porta de verniz para branco: Corrija as imperfeições com massa para madeira. Após estar seca a massa lixe toda a peça com lixa n°150. Aplique 2 demãos de fundo nivelador branco fosco sempre na horizontal com intervalos de 6 horas entre as demãos usando rolo de espuma de 15 cm.
Quando você lixar a porta é normal que levante bastante poeira. A lixa é importante tanto para portas que nunca foram pintadas quanto para aquelas que já receberam tinta. Passe em toda a porta e repita o processo se achar necessário. Uma lixa mais grossa pode ser interessante para madeira com tinta.
tinta esmalte
PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação.
Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.