Um anafórico faz uma referência a um termo antecedente, retomando um termo anteriormente usado no discurso. Pedro caiu no recreio. Ouvi-o chorar muito. O pronome oblíquo o é um pronome anafórico porque faz referência ao termo Pedro, anteriormente apresentado.
Significado de Anafórico adjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.
Significado de Catafórico adjetivo Que faz referência à catáfora, ao fenômeno linguístico em que um termo, ao final da frase, recupera o sentido de outro termo mencionado anteriormente.
Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.
A remissão textual consiste no emprego de palavras fóricas, que fazem referência aos participantes dos eventos de que se fala no texto. Desse modo, tem-se uma tessitura marcada pela bipolarização: o referenciador textual: termo que faz referência a outro; o referente textual: termo ao qual o outro se refere.
O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom. Para se referir a algo que será citado, deve-se usar “este”, “esta”, “isto”. Exemplo: "A decisão do Copom é esta: a taxa de juros foi reduzida". O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada.
“Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala.
O pronome esta é usado quando a intenção é indicar algo ou alguém que está próximo, em vez de essa, quando está longe, ou aquela, mais longe ainda. Veja os exemplos: Esta casa foi alugada semana passada.
Se tiver (do verbo TER) doente (= houver doente) OU se ele estiver (do verbo ESTAR) doente? Na chamada língua padrão, não existe o tal verbo TAR. O verbo é ESTAR e não devemos usar as formas reduzidas. Diga e escreva: estou, está, estamos, estão, estava, estive, esteve, estiver...
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.
As duas grafias, "está" e "estar", existem na língua portuguesa. O termo "estar" é a forma verbal no infinitivo, enquanto "está" indica a conjugação da 3ª pessoa no singular do mesmo verbo.
Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas. Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda.