⦁ ANTAGONISTA – músculo oposto ao agonista, que relaxa após a contração do agonista, resistindo ao movimento e fazendo com que o movimento volte para a posição inicial. ... ⦁ SINERGISTA – um ou mais músculos auxiliares durante o movimento principal.
Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.
Músculos: Estabilizadores e neutralizadores. Músculos também são utilizados como estabilizadores, atuando em um segmento para que possa ocorrer um movimento específico em uma articulação adjacente.
A instabilidade ocorre quando os tecidos – como músculos, ligamentos e ossos – enfraquecem. Uma vez que são fracos, eles não mantêm mais os ossos da articulação no lugar apropriado. As articulações são flexíveis, permitindo o movimento.
Incerteza; ausência de tranquilidade: instabilidade emocional. Insegurança; desprovido de certeza no trabalho: na empresa, sua situação é de instabilidade. Inconstância; condição ou qualidade do que não é estável nem permanente: a instabilidade das relações humanas; instabilidade financeira.
Causas. A instabilidade do joelho é causada por uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida, com ou sem envolvimento de outras estruturas estabilizadoras (p. ex., cápsula articular, cartilagem articular, meniscos, estruturas musculares). Isto pode levar a uma instabilidade significativa da articulação do joelho.
A frouxidão ligamentar é definida como um estado de ausência de tensão ligamentar, que pode ser constitucional ou adquirida (pós-traumática), e nada mais é que um afrouxamento articular traduzido clinicamente pela positividade dos testes de frouxidão ligamentar.