1. Vish. Expressão de espanto. Vish Maria, a briga no estádio foi feia!!!!
CHC O nome dos bichos. Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.
Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
Para os mineiros, UAI pode significar espanto, surpresa, dúvida, impaciência, admiração e até susto, mas o verdadeiro significado e a história de sua origem foram encontrados em Anais da Arquidiocese de Diamantina e nos arquivos históricos do governo do Estado de Minas Gerais.
A explicação é a seguinte: Os Inconfidentes Mineiros, considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam- se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana.
É certo que brasileiros de cada região do nosso país têm um sotaque e uma forma de falar bem únicos, mas cês já notaram como o “jeitim” mineiro é especial e “chei” de economias? ... Sem contar o “sô” e o “uai”, que marcam presença em quase toda frase dita pelo povo mineiro.
Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!" Você vai para casa?
História. A característica do dialeto mineiro apareceu durante o século XIX, após a decadência da mineração. O estado sofreu influência do dialeto do Rio de Janeiro no sudeste, enquanto o sul e a região do Triângulo Mineiro passaram a falar uma mescla entre o dialeto caipira (com o "R" retroflexo) e o dialeto mineiro.
O mineiro é montanhês, desconfiado e contemplativo, cauteloso e frio, lento e impassível.
Sotaques de Minas viraram objeto de estudo
Significado de Dialeto substantivo masculino Variedade regional de uma língua. Modo de falar restrito e próprio de uma comunidade linguística menor, pertencente a outra maior, inserida numa mesma língua. ... Etimologia (origem da palavra dialeto). Do latim dialectus.
O que é Dialeto: É normalmente restrito a uma comunidade regional. É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. ... São exemplos de dialetos no Brasil o dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto baiano e o dialeto carioca.
As Gírias são fenômenos linguísticos utilizados num contexto informal, sendo muita utilizada entre os jovens. São palavras ou frases não-convencionais segundo a norma culta, as quais são utilizadas em algumas regiões e culturas, por determinados grupos e/ou classes sociais.
Só os mais velhos são capazes de dizeer "oxênte". Os mais novos já exclamam um "ôxi" e, em breve, será "xi". A língua do povo é viva. Além da fala mais rápida, leve em consideração que, em geral, o nordestino é muito hospitaleiro e simpático com o visitante.
O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com uma influência francesa depois de alguns anos. Foneticamente falando: O sotaque do nordeste apresenta os fonemas /t, d/ palatalizados quando estão antes da vogal palatal alta /i/ ou depois da semivogal palatal alta /j/.
Gírias baianas
Amazofonia, ou sotaque nortista, é o sotaque encontrado em boa parte dos habitantes da região amazônica (ou seja, a região norte do Brasil) e de seus sete estados. Segundo a geografia da língua portuguesa, o Brasil possui 11 dialetos, sendo esse encaixado como “dialeto nortista“.
O professor paulista, Pasquale Cipro, disse em uma entrevista à revista Veja que nenhuma região tem a melhor ou pior fala do português, que depende da posição social que o brasileiro possui diante da norma culta. Afinal, assim como os outros estados, o Maranhão comete erros na língua portuguesa.
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.
Eleitos os 10 sotaques mais sexy do mundo, confira a lista!
Bahiano é o mais feio, seguido do carioca e depois do paranaense do interior.
O italiano lidera a pesquisa, por ser o idioma do Romance Renascentista e por ser música para todos os ouvidos....Segue a lista completa da pesquisa dos 13 acentos mais sensuais do mundo:
Pior disparado: Carioca. Nenhum. O sotaque é só uma manifestação de uma certa preferência (em nível coletivo) na hora de falar. Um determinado sotaque não torna ninguém mais ou menos educado, ou mais ou menos escolarizado.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Nesse sentido, os “sotaques” brasileiros mais conhecidos são o caipira, o nordestino e o sulista, todos os três bastante estigmatizados pelas classes urbanas cultas do Centro-Sul.
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... É só reparar o sotaque e a região para lembrar os vários imigrantes que contribuíram para a história do país. No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu.