Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
A resenha crítica é um modelo de trabalho acadêmico, cujo objetivo principal é analisar e interpretar um texto, um livro completo ou um capítulo específico do livro. Ela também serve como um ótimo instrumento para desenvolver outros trabalhos acadêmicos.
A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows. Nela, o resenhista sintetiza as ideias e expõe suas apreciações, influenciando seus leitores.
1 – Cabeçalho 2 – Credenciais do autor 3 – Resumo da obra 4 – Quadro de referência do autor 5 – Comentário crítico ( ) Contém as referências bibliográficas com os dados completos da obra resenhada. ( ) É o julgamento da obra, uma tomada de posição crítica feita pelo resenhista.
No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado. A referência vem em fonte Times, de corpo 16, com alinhamento justificado e recuo de 5,0 cm em relação à margem direita. A referência vem separada do início do texto por dois parágrafos duplos.
Resenha crítica ou opinativa Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.
Escrito de forma direta, a resenha crítica tem o objetivo de analisar uma obra, filme ou artigo. ... Portanto, em suma, a resenha crítica é um texto informativo, mas que contém detalhes opinativos do autor, sendo bastante solicitado na área acadêmica.
Uma resenha crítica é um texto síntese que, além de descrever/resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
O que distingue as duas é que uma contará com a opinião de quem a escreve, enquanto a outra atua apenas como um resumo mais detalhado de determinada obra. Avalia e julga obras culturais como filmes, livros e peças teatrais, bem como trabalhos acadêmicos.
Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.
Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. ... Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.