verbo transitivo direto e pronominal Ocasionar ou ser alvo de dor física; machucar-se: magoou uma perna; magoou-se ao pular de paraquedas.
Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.
Significado de Magoado Que possui nódoa; que sofreu uma contusão; contundido. Que expressa ou sente dor (física). [Figurado] Que está repleto de ressentimento; melindrado.
Quem costuma sentir rancor são, por exemplo, pessoas que foram feridas, abandonadas ou traídas em seu meio familiar. Quem foi enganado em um relacionamento amoroso, por exemplo, sofre muito com isso. O rancor também é uma sensação permanente que habita aqueles que sobreviveram a uma guerra ou a um conflito armado.
A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas, em pequenas e altas escalas. Já magoa é uma palavra, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. ... E com isto, a raiva leva às pessoas a sentir mágoa.
Outro ponto é que quando a pessoa te magoou, você sente uma mistura de rancor, raiva e tristeza. Sendo que, na maioria das vezes, ele resulta de uma grande decepção. Afinal, todos esperamos algo de alguém, mas quando essa expectativa é quebrada de maneira brusca, isso nos entristece.
Um dos principais problemas, se não o primordial, que impede qualquer um de perdoar outra pessoa é o próprio conceito de perdão. ... Entenda aqui que o perdão não tem nada a ver com a outra pessoa, somente conosco mesmos, contudo ele exigirá, além desse entendimento, muita coragem e você vai compreender o motivo.
A importância do perdão O ato de perdoar é importante, pois nos livra de maus sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança. Quando sentimentos negativos como esses dominam um ser humano, o pior dele se manifesta, desencadeando danos físicos e psíquicos a si mesmo e aos que o cercam.
Em vez de fazer o mesmo ou franzir a testa, evite expressões exageradas e continue com as desculpas honestas. Treine algumas técnicas para manter-se tranquilo antes de pedir perdão. Meditar logo antes ou então fazer uma rápida oração são boas opções.
É importante saber porque o perdão é necessário para nós, quando não perdoamos somos contaminados, enchemos nosso ser de dor, tristeza que só causa mal para nós mesmos, ficamos mantendo esse sentimento conosco e nos machucando cada vez mais.