Vestibulite nasal A infecção pode ser causada por cutucar ou assoar excessivamente o nariz e causa a formação de crostas que incomodam e sangramentos quando as crostas se desprendem. Pomadas de bacitracina ou mupirocina costumam curar as vestibulites nasais. Pode ser necessário o uso da pomada por diversas semanas.
A infecção bacteriana vem principalmente da bactéria Staphylococcus aureus. Pode ser consequente à manipulação nasal ou ao ato repetido de assoar o nariz, gerando crostas incomodas, que causam sangramento quando destacadas.
O tratamento da sinusite bacteriana é feito com o uso de antibióticos de acordo com o microrganismo identificado no exame microbiológico. Os antibióticos são utilizados para diminuir a inflamação, no entanto, algumas bactérias se mostram resistentes ao medicamento, dificultando o tratamento.
Impetigo comum ou não bolhoso: O agente infeccioso costuma ser a bactéria estreptococos. A principal manifestação da doença é o aparecimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas cheias de pus (pápulas eritematosas), especialmente ao redor do nariz e da boca, mas que também podem surgir nos braços e nas pernas.
As principais doenças que acometem o nariz são:
Equipe Oncoguia Congestão nasal que não melhora com o tempo. Dor acima ou abaixo dos olhos. Bloqueio de um dos lados do nariz. Gotejamento nasal na parte posterior do nariz e da garganta.
Em geral, crianças são as mais afetadas pela infecção. Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença.
A dor de cabeça de sinusite pode variar de leve a intensa, podendo ser maior durante o período da manhã. Ela costuma ser caracterizada por uma dor na face, atrás da testa, nas bochechas, na parte ao redor dos olhos e ouvidos e no maxilar superior.
Quais são os sintomas da sinusite?