O importante do processo é ferver a água primeiro e depois adicionar o malvarisco; Então, deixá-lo descansar pro cerca de 10 minutos; Feito isso, você pode coar o malvarisco e então consumi-lo.
Colocar num panela a água, a erva-doce e o alcaçuz e deixar ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo, adicione o tomilho e deixe descansando tampada até esfriar. Depois, coe, acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.
Planta combate os sintomas da gripe, tosse, dor de garganta e bronquite.
Seu nome científico é Althaea Officinalis, e é popularmente conhecida como malvarisco, malva-branca, douradinha etc. De cor predominantemente branca, a flor de malvarisco também é bastante utilizada para decoração de ambientes. No entanto, é na medicina natural que essa planta tem sua maior utilização.
A Corama (Kalanchoe pinnata Lam.), também conhecida como folha da fortuna, folha da costa, folha grossa e escama de pirarucu, é uma planta perene com folhas suculentas, que apresenta propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos, gastrite e também é capaz de combater inflamações nos olhos e bactérias.
O Saião é uma planta medicinal, também conhecida como coirama, folha-da-fortuna, folha-da-costa ou orelha-de-monge, muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.
A malva branca é boa para infecção urinária, dor de garganta febre, reumatismo, cólicas e ansiedade, melhorar a força sexual. Além disso, a planta tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo uma boa opção para acalmar.
O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.
Possíveis efeitos colaterais O boldo é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por curto período de tempo. Entretanto, se o boldo for consumido em quantidade excessiva ou por mais de 20 dias pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.