O padrão strain é definido como alterações no segmento ST em alguma das derivações D1, D2, aVL ou de V3-6, apresentando o segmento horizontalização com depressão igual ou superior a 0,05 mV mais onda T invertida6.
A sobrecarga ventricular esquerda (SVE) é um diagnóstico funcional e eletrocardiográfico que corresponde a alterações morfológicas nesta câmara decorrentes do aumento de pressão ou de volume no interior de sua cavidade.
Conforme a hipertrofia ventricular esquerda progride, a pessoa pode experimentar falta de ar, fadiga , dor no peito , geralmente após o exercício, sensação de batimentos cardíacos rápidos e tontura ou desmaio.
Os critérios eletrocardiográficos analisados para determinação de sobrecarga ventricular esquerda foram: Sokolow-Lyon3 (somatória da maior onda R da derivação V5 ou V6 com a onda S da derivação V1 > 35 mm); Sokolow-Lyon-Rappaport4 (somatória da maior onda R da derivação V5 ou V6 com a onda S da derivação V2 > 35 mm); ...
Hipertrofia ventricular esquerda aumenta chance de morte súbita. Estudos demonstraram que o problema aumenta o risco de desenvolver algumas doenças, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronarianas e até de morte súbita.
Este é o outro critério famoso de Maurice Sokolow. Onda R em aVL com amplitude superior a 11 mm = SVE. Resumindo: R V5 ou V6 + S de V1 > 35 mm = SVE.
O índice proposto por Morris é calculado multiplicando-se a duração fase negativa da onda em V1 (em ms) pela amplitude da desta mesma fase (em mm). Se este cálculo for maior que 40 ms x mm – confirma-se o diagnóstico de SAE com grande especificidade (>90%). Ou seja, não preenche critério!
Sobrecarga Ventricular Direita (SVD) A SVD pode ocorrer em casos de DPOC grave levando a hipertensão arterial pulmonar ou em casos de doença cardíaca congênita não corrigida levando a sobrecarga de pressão ou volume do ventrículo direito.
A sobrecarga atrial esquerda significa que o átrio esquerdo está passando por uma pressão aumentada. Essa alteração é muito frequente em pacientes que: Tem Hipertensão arterial sistêmica. Tem Estenose mitral.
Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular. Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras.
O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) representa uma resposta adaptativa do coração à hipertensão arterial. Embora considerada compensatória, a HVE é um preditor independente de maior morbimortalidade cardiovascular.
A hipertrofia cardíaca constitui-se num dos principais mecanismos de adaptação do coração em face de uma sobrecarga de trabalho, de pressão ou de volume, imposta em determinadas condições, ocasionando um aumento da massa do miocárdio.
O que é cardiomiopatia hipertrófica A doença é caracterizada pela hipertrofia (desenvolvimento excessivo) do músculo do coração. Pode atingir qualquer área do órgão, mas o mais comum é afetar a região do septo, a parte que divide as cavidades do coração.
Assim, existem dois tipos de hipertrofia cardíaca, a concêntrica e a excêntrica. Uma hipertrofia cardíaca concêntrica é a consequência de uma sobrecarga ventricular em pressão.
A hipertrofia cardíaca é o aumento ou espessamento anormal do músculo cardíaco, resultante do aumento do tamanho dos cardiomiócitos e alterações em outros componentes do músculo cardíaco, como a matriz extracelular.
Hipertrofia ventricular Esquerda (HVE), é uma condição em que ocorre hipertrofia do músculo cardíaco. Na maioria dos casos ocorre por Hipertensão Arterial não controla adequadamente ao longo de anos. Também pode ocorrer por Estenose de Válvula Aórtica e Miocardiopatia Hipertrófica de etiologia genética.
Sua restrição também está associada a uma redução da mortalidade por acidente vascular encefálico e regressão da hipertrofia ventricular esquerda - aumento da musculatura do ventrículo esquerdo do coração. Na prática, devem ser evitados alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados.
Um ECG que mostre sinais de hipertrofia ventricular esquerda em pacientes hipertensos não representa, por si só, contraindicação à prática de exercícios moderados.
As válvulas são membranas que se achatam quando o sangue passa em um determinado sentido. As válvulas impedem o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as válvulas aortica e pulmonar impedem o retorno do sangue da aorta e da artéria pulmonar para os ventrículos durante a diástole.
Sobrecarga atrial esquerda significa que o coracao em sua parte superior que sao os atrios esta tendo que trabalhar mais, e pode estar aumentado.
São alterações na onda T do eletrocardiograma e podem estar presentes no caso de hipertensão arterial, estenose da válvula aórtica ou na isquemia cardíaca. Porém, quando o laudo vem descrito como alterações inespecíficas na repolarização ventricular, geralmente o quadro não tem significado clínico.
A onda T aparece após o complexo QRS, indicando a repolarização dos ventrículos. Assimétrica, a onda T normal tem amplitude máxima inferior a 15 mm nas derivações precordiais, é menor que 5 mm nas derivações periféricas.
As derivações periféricas de um eletrocardiograma são classificadas em bipolares e unipolares aumentadas....Dessa maneira, podem ser do tipo:
Plano Frontal e Plano Horizontal: para o registro do ECG padrão usamos 12 derivações; seis derivações cobrem o plano frontal ou vertical (aVR, aVL, aVF, DI, DII e DIII) e seis cobrem o plano horizontal ou precordial (V1 a V6), numa tentativa de registrar a atividade elétrica cardíaca por vários ângulos diferentes.