EQST

O Que Resduos Slidos Segundo ABNT?

O que é resíduos sólidos segundo ABNT?

A CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SEGUNDO A ABNT NBR Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Quais são os tipos de resíduos sólidos?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender

  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

O que é o tratamento de resíduos sólidos?

O tratamento de resíduos consiste no conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo na saúde humana, assim como no ambiente.

Quais são os tipos de resíduos sólidos urbanos?

R.: Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's),(NBR. 10.

Como é feito o descarte de resíduos industriais?

Para dar destinação correta ao resíduo industrial, a empresa deve etiquetar as embalagens e redigir um inventário com a composição e a quantidade do lixo, além de classificá-los conforme o grau de periculosidade.

Qual é o destino do lixo nuclear?

Os rejeitos de nível baixo e médio são guardados em depósitos provisórios ou permanentes. No Brasil, há depósitos provisórios em centros de pesquisa nuclear no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – o único depósito permanente fica em Goiás.

O que é o lixo nuclear?

Os rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, etc., recebem o nome de lixo Nuclear. ... Quando os isótopos de Urânio passam pelo processo de fissão nuclear, se desintegram e passam a emitir radiações gama.

O que o lixo nuclear pode causar aos seres vivos?

Para nós humanos, pode causar mutações, deficiências, diversas patologias, por ser tóxico ao nosso organismo. E a consequência são patologias como infecções, hemorragia, cânceres, perturbações mentais, distúrbios respiratórios e circulatórios e deformidades crônicas.

O que pode causar a poluição radioativa?

A poluição radioativa surge pela energia nuclear ou atômica produzida pelas usinas nucleares. ... Além dele, outros gases e elementos tóxicos são liberados durante os acidentes nucleares: estrôncio, iodo, césio, cobalto, plutônio.

Quais são as causas da poluição radioativa?

A poluição radioativa existe como um resíduo da energia nuclear ou atômica produzida por elementos químicos, os quais são capazes de gerar a radiação. Uma das causas da poluição radioativa é o lixo gerado em usinas nucleares que também pode ser chamado de lixo radioativo ou nuclear.

Quais os principais efeitos da radiação sobre o planeta?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Quanto tempo a radiação fica no ambiente?

Ou seja, a radiação inicial de um acidente nuclear pode ser muito mais baixa que a de uma bomba, mas seu tempo de vida será muito mais longo. Calcula-se que milhares de anos se passarão – estimativas citam até 20 mil anos – para que a zona de exclusão de Chernobyl volte a ser habitável.