De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira.
A tração 4×4 se resume a um par de engrenagens que, quando acionada, atua entre a saída do câmbio e os eixos cardãs, multiplicando a força que vai às rodas entre 1,5 e 2,7 vezes! A tração 4×4 pode ser acionada através de botões, alavancas ou até mesmo de forma automática, a depender do modelo do carro.
A Tração 4×4 do Duster Na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual o Duster estiver trafegando. Apenas em baixa velocidade, e quando as rodas dianteiras patinam, o sistema transfere parte da força para o eixo traseiro (até 50%).
O que é a tração AWD e como ela funciona? All wheel drive, ou no velho e bom português: “todas as rodas motrizes”. O nome quase entrega o automatismo a que esse sistema de tração está comprometido. Seu modo de tracionamento das rodas acontece em tempo integral.
O Terios é um carro (estilo Jipe) fabricado pela Daihatsu no ano de 1997 no Japão, é raro encontrar esse carro no Brasil. Daihatsu Terios vem equipado com tração integral com bloqueio de diferencial central elétrico. Após o ano 2000 já vinha equipado com airbags: condutor e passageiro.
O Niva sai de fábrica com tração permanente nas quatro rodas, que não pode ser desativada, mesmo que temporariamente. ... Com a conversão, o motorista pode desligar a tração dianteira do Niva, melhorando as retomadas de velocidade e o nível de consumo de combustível.
Com a tração integral sob demanda, pode-se ir um pouco além da estrada pavimentada. Normalmente, a tração atua apenas nas rodas dianteiras. Quando o sistema de estabilidade eletrônico percebe o seu escorregamento, um sistema eletro-hidráulico acopla automaticamente as rodas traseira.
Tecnologia 4x4 O Outlander traz o sistema de tração Multi Select 4WD, com acionamento por botão tipo Push/Leave e três modos de operação: Eco, Auto e Lock. A posição Eco permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4x2.
Para os SUVs, como o ASX e Outlander, a Mitsubishi aplica um sistema integral automático. A distribuição entre os eixos é feita automaticamente, com possibilidade de travar a tração em 50/50% por meio de um botão no console central.
Se o atrito for grande (caso do asfalto), progressivamente ocorrerá a torção destrutiva do eixo ou do cardã. Quanto maior a velocidade, maior essa torção. Na terra, a baixa aderência faz com que os pneus escorreguem mais, reduzindo o dano ao sistema.
O modo «4WD Lock» distribui o binário do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de forma a optimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação todo-o-terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não-alcatroadas (por exemplo, com lama, forte inclinação, areia).
Seu motor 2.
Quando se fala 4x2 refere-se a veículos que possuem tração em apenas um eixo. ... Carros chamados de 4x4, por definição, são veículos que podem ter tração nas quatro rodas parcialmente. Ou seja, operam como 4x2 até que o motorista faça a seleção para que o outro eixo do veículo passe também a ter tração.