A elasticidade preço da demanda cruzada é a razão entre proporções de variação, comumente expressas em percentagem. Por exemplo, se um aumento de 30% no preço de combustíveis levar a uma queda de 10% na demanda por automóveis, diz-se que a elasticidade preço da demanda cruzada é igual a -10%/30%, ou -1/3.
Significado de Elasticidade substantivo feminino Propriedade que têm certos corpos de retomar sua forma quando deixou de atuar a força que os deformava.
Os três motivos que levam um agente econômico a demanda moeda são motivo transação, motivo precaução, motivo especulação. De acordo com a teoria da preferência pela liquidez, de Keynes, a moeda é uma forma que passa segurança para os agentes para que consigam enfrentar o futuro, quanto este é incerto.
As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.
Um aumento no preço aumenta a quantidade ofertada. Uma redução no preço diminui a quantidade ofertada. ... O empresário, quando compra uma máquina que produz mais, poderá aumentar a quantidade ofertada, afetando o preço no mercado (os preços caem porque aumenta a oferta do produto).
Num determinado mercado existem vários produtores. Cada produtor terá uma curva da oferta individual que indica o valor mínimo que permite cobrir os seus custos variáveis.
Trata-se de uma representação gráfica, em que um eixo vertical simboliza o aumento dos preços, enquanto o horizontal representa a quantidade de um serviço/produto à venda. Como nesse caso a perspectiva adotada é sempre de quem vende, então, o aumento no preço levará a oferta a aumentar.