Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.
Por meio da influência de dois fatores – o semântico e o pragmático –, a textualidade divide-se em diversos elementos, que atuam conjuntamente na elaboração do texto, que é o seu produto final.
Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).
Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. ... Dois blocos de sete fatores, segundo Beaugrande e Dressler, são os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso: Fatores semântico/formal (coerência e coesão);
Os princípios de textualidade são uma série de aspectos ou requisitos os quais um texto necessita apresentar para ser considerado como tal. ... De acordo com o autor, amparando-se no que diz Beaugrande (1997), a situacionalidade refere- se à relação entre evento textual e a situação em que ele ocorre.
Os elementos da textualidade são empregados na produção textual para dar sentido à obra. Dentro dessa categoria, temos conceitos como contextualização, coesão, coerência e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade.
Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases.
Portanto, a coesão textual faz a ligação entres os elementos presentes no texto, produzindo sentido e coerência. Para os autores Halliday e Hasan (1976), a coesão textual necessita de cinco categorias de procedimentos para realizar sua função: referência, substituição, elipse, conjunção e o léxico.
Os elementos de coesão são aqueles os que ligam as frases ou palavras dentro de um texto....Com relação às conjunções, temos as coordenativas, que são:
Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.