De uma maneira mais básica, o condensador é responsável pela troca de calor do seu ar-condicionado. É ele quem vai gelar o fluído refrigerante do seu produto. Ele é parte da condensadora, também conhecida como unidade externa.
Unidade Condensadora (Externa) Na condensadora, o fluido refrigerante em estado gasoso é comprimido pelo compressor e envidado para o condensador, onde passa para o estado líquido com rejeitando o calor para o ar do ambiente externo, e então é enviado para a unidade interna.
Evaporador: é um trocador de calor semelhante a um radiador quando utilizado com ar (finned coil) ou mais compacto quando utilizado com água (trocador de calor de placa, conjunto de tubos); troca energia ao realizar a condução entre o refrigerante que evapora, alterando o seu estado de líquido para gasoso e o ar em ...
Em sistemas de refrigeração é tratado como um evaporador ao trocador de calor que gera a transferência de energia térmica contida no meio ambiente até um gás refrigerante a baixa temperatura e o processo de evaporação. Este meio pode ser ar ou água.
Compressor: é o primeiro do circuito, ele recebe o gás com baixa pressão (30 PSI) e o entrega com alta pressão (250 PSI). O maior índice de vazamento no compressor ocorre pelo vedador do seu eixo principal, próximo à polia.
104 psi
Primeiro, verifica-se a pressão do sistema. Se for verificada pressão baixa, coloca-se o contraste, um fluido fluorescente. É feito o rastreamento de vazamentos no sistema. Verificam-se os selos do compressor.
Quando o aparelho de ar-condicionado tem uma instalação adequada e passa por manutenções periódicas, o fluido sofre apenas transformações físicas, não havendo perda em sua quantidade. Ou seja, ele não acaba.
“Apesar disso, os fabricantes de veículos recomendam que o fluido seja reciclado a cada cinco anos, porque a circulação é feita, em sua maior parte, através de mangueiras de borracha que podem contaminá-los com o passar dos anos”, conclui Arantes. Vazamentos no sistema também podem exigir recarga do sistema.