A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
Achados de leucócitos na fezes sugere quadros de infecção intestinal/ colites. Pelos exames de colonoscopia normal excluímos doenças graves. Desta maneira precisa de uma avaliação mais adequada.
A disenteria bacilar, a amebíase intestinal e a colite ulcerativa determinam o aparecimento de grande quantidade de leucócitos. As imagens fotografadas de leucócitos se referem à pesquisa de leucócitos nas fezes pelo exame direto do muco misturado nas fezes, entre lâmina e lamínula.
Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.
A pesquisa de sangue oculto nas fezes, também conhecida por sangue oculto, sangue nas fezes e, atualmente, detecção de hemoglobina humana nas fezes, é um exame que representa uma alternativa não invasiva, de baixo custo, fácil operacionalidade nos laboratórios e boa efetividade na investigação de sangramentos causados ...
A hemoglobina é uma metaloproteína de ferro e está presente nas hemácias que são componentes do sangue, que circulam dentro dos vasos sanguíneos com a função de transportar oxigênio entre os pulmões e os tecidos.
Pesquisa de sangue oculto nas fezes » Sete dias antes de fazer a coleta, o paciente não deverá ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, ou tomar aspirinas e vitaminas C. » Durante quatro dias não comer carne de espécie alguma, não ingerir alimentos com qualquer tipo de corante.
Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.
Para a coleta é preciso:
Orientações para Coleta de Sangue Oculto
Parasitológico de Fezes
Coletar 3 amostras, podendo ser em dias consecutivos ou alternados; Não há necessidade de manutenção sob refrigeração, pois o frasco de coleta já possui o líquido conservante, que preserva o material; e. Após a primeira coleta, colher as outras amostras no prazo máximo de 7 dias.
Indicação: o exame parasitológico de fezes é o mais utilizado para o diagnóstico de infestação por helmintos e protozoários em suas formas evolutivas.