Mais conhecido como Teflon, o polímero politetrafluoretileno (PTFE) — nome não comercial da substância — é um plástico de alto desempenho. Assim como ocorreu com outros produtos famosos, o nome Teflon, de propriedade da empresa DuPont, acabou se tornando sinônimo da substância.
O segredo está na estrutura do PTFE, formado por uma longa cadeia de átomos de carbono e flúor, uma das ligações mais fortes que existem na química orgânica. Essa ligação é tão forte que impede que outras substâncias grudem, o que dá a propriedade antiaderente ao composto.
O Teflon é formado por longas cadeias de átomos de carbono revestidas por átomos de flúor, algo como um fio com uma camada protetora externa. O flúor é um elemento extremamente eletronegativo, e isso faz com que ele atraia e mantenha elétrons perto de si.
Abaixo selecionamos as 6 melhores frigideiras antiaderentes do mercado, veja:
As panelas antiaderentes são próprias para o preparo de alimentos com pouca gordura e que não precisam de muito tempo de cozimento. Para quem gosta de um peixe ou filé de frango grelhado, ou não dispensa um omelete delicioso, não pode deixar de ter uma em sua cozinha.
A frigideira antiaderente permite fritar alimentos sem usar muito óleo. Mas antes de ser utilizada pela primeira vez, você deve realizar um processo de conservação da peça. Higienize a peça com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, unte com óleo a parte interna da panela.
Como o nome sugere, o revestimento antiaderente é uma camada que cobre a panela e impede que o alimento grude no fundo sem o uso de óleo. Mesmo quando o preparo exige o uso, apenas um fio de óleo será o suficiente para que dar aquela crosta crocante por todo o alimento. A panela pode ter revestimento interno e externo.
Para evitar arranhões na sua panela antiaderente, mexa os alimentos com colher de pau, silicone ou plásticos.
Mais baratas do que as 100% cerâmicas, as panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as revestidas com teflon. Nelas, também é possível cozinhar com pouco ou nenhum óleo. Panelas e frigideiras desse tipo são mais baratas, mas têm superfícies mais frágeis.
Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalha para não arranhar. Pouco óleo em uma frigideira antiaderente.
Acabamento de limpeza com pano úmido e limpo, podendo-se usar solvente se for o caso. a camada de TEFLON deixando o alumínio exposto. A diluição é necessária a fim de evitar a toxicidade do produto e apenas efetuar a reação de abertura de poros na estrutura do alumínio. Deixa-se secar por 30 minutos.
Após lavar, seque bem e unte toda a área que tem antiaderente com alguma gordura, pode ser óleo, azeite, manteiga... depois leve ao calor por 5 minutos no máximo. No caso da AirFryer basta programar por 5 minutos à 200º e pronto, se for panela ou outra coisa leve ao fogo por este mesmo tempo no calor máximo.
CUIDADOS DESDE O PRIMEIRO USO. A Britânia recomenda que, na primeira utilização o antiaderente deve ser untado com óleo ou gordura e o produto deve ser ligado na temperatura mínima por um ou dois minutos, quando esfriar, lavar e enxugar novamente.
Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.
Para quem procura uma fritadeira airfryer com forma para bolo e barata sugerimos a Oster CKSTAF631. Ela é boa mas tem o teflon de qualidade abaixo da média, que já é ruim. Por fim indicamos a Agratto Silver AFS-01 como uma airfryer compacta e com preço baixo. Ela funciona bem mas tem capacidade relativamente baixa.
Desse modo, para ajudar em sua escolha separamos as melhores fritadeiras airfryer:
Melhores Fritadeiras Airfryers de 2021