Apresenta oito músculos como sendo extrínsecos: genioglosso, estiloglosso, hioglosso, palatoglosso, faringoglosso, amigdaloglosso, longitudinal superior e longitudinal inferior. Na figura apresentada, há alguns músculos extrínsecos; a musculatura intrínseca é apresentada coletivamente apenas como “língua”.
“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.
Acredita-se que, antes dos seres humanos falarem, eles usavam as mãos. Houve uma transição de gestos bucais até que as palavras conseguissem ser articuladas, o que provavelmente está relacionado ao fofo hábito de morder a língua das crianças.
“Segure o dente sem tocar na raiz, limpe-o com soro fisiológico ou água filtrada (sem esfregar), tente reposicioná-lo de onde caiu e procure atendimento odontológico o quanto antes”, explica a dentista. Caso o reposicionamento não seja possível de imediato, mantenha o dente em soro fisiológico, saliva ou leite.
Começa a descobrir o próprio corpo (é quando leva o pé à boca). Reconhece objetos, manipulando-os e colocando-os na boca. A partir do sexto mês o bebê é capaz de ficar sentado sem apoio.
Deixe-o explorar a mão à vontade, ofereça objetos diferentes, texturas diferentes para que possa sentir com suas mãos, e seus pés, e possa também levá-los a boca. Texturas diferentes farão com que se familiarizem com elas, e isso também já é um preparo para a introdução alimentar que está por vir.