1 Característica do que é móvel ou do que obedece às leis do movimento. 2 Possibilidade de mover(-se). 3 Facilidade em se movimentar, andar, dançar etc. 4 Falta de estabilidade, de firmeza; inconstância.
substantivo feminino Associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente: hipertensão e diabetes são comorbidades ligadas à obesidade. Condição da pessoa que apresenta, ao mesmo tempo, mais de uma doença. Presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa; comorbilidade.
Pessoa que mora em instituições para idosos (casas de repouso, asilos ou abrigos) ou em residência inclusiva (moradia para jovens e adultos com deficiência, oferecida pelo Serviço de Acolhimento Institucional).
No que tange ao mundo tecnologico, acessibilidade representa acesso a informação a qualquer momento de qualquer local. Sendo que a mobilidade provê o o acesso de qualquer local. Podemos afirmar que a mobilidade provê acessibilidade as informações.
Acessibilidade, de acordo com informações do Governo Federal, significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida alcancem e utilizem, com segurança e autonomia, os espaços urbanos e edificações e, assim, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”.
É o instrumento de efetivação da Politica Nacional de Mobilidade Urbana que objetiva integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando os princípios de inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
A orientação também destaca que o planejamento deve estar ligado às regulações urbanísticas, metas ambientais e princípios da acessibilidade universal da cidade. Sabemos que o planejamento urbano e o uso do solo influenciam na qualidade de vida e na dinâmica econômica das cidades.
O objetivo do Caderno de Referência PlanMob é orientar municípios e estados para a construção de Planos de Mobilidade Urbana, municipais e regionais, elaborado pelas equipes técnicas de governo e por profissionais contratados para tal fim.
Mobilidade urbana sustentável, em outras palavras. Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade.
Dito de maneira simplificada, a mobilidade sustentável é responsável por planejar de forma integrada a interdependência entre ambiente, saúde, direito à cidade, geração de emprego e renda, cidadania, moradia e outras iniciativas em políticas públicas, fontes de energia e, principalmente, integração entre todos os meios ...
Mobilidade sustentável é um conceito que busca mudança em relação ao transporte tradicional, envolvendo veículos automotivos — principalmente carros de passeio, transportes coletivos, veículos não motorizados — e até caminhadas.
É uma política que visa diminuir a utilização de veículos, como motos e carros, e optar por mobilidade mais sustentáveis, como o uso de metrôs, ônibus que não sejam poluentes.
Por isso, os exercícios de mobilidade são importantes: eles têm o poder de melhorar ou restaurar a capacidade de utilizar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, seja nas atividades do dia a dia, seja no esporte, com menos risco de lesão.
O aquecimento articular ou mobilidade consiste em explorar as articulações com movimentos dinâmicos ou estáticos com objetivo de alcançar o máximo de amplitude que ela permite. Eles devem ser usados no início de uma sessão de treino, seja ela de qualquer objetivo.