Os linfonodos, popularmente chamados de gânglios linfáticos, são pequenas estruturas relacionadas ao sistema linfático. Através de um emaranhado de vasos presentes no corpo todo, o sistema linfático faz a drenagem da linfa em nosso corpo, tendo esse sistema, também, grande função na defesa do organismo.
Os linfonodos, também conhecidos como ínguas, caroços ou gânglios linfáticos, são pequenas glândulas em forma de 'feijão', que estão distribuídas por todo o corpo, e que ajudam o sistema imune a funcionar corretamente, uma vez que filtram a linfa para remover vírus e bactérias que podem ser um risco para o organismo.
O médico realiza uma biópsia para identificar se trata-se de um câncer benigno ou maligno. A partir daí, o linfonodo poderá ser tratado com cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, dependendo de cada caso. De qualquer modo, não deixa para buscar ajuda apenas quando há dor ou incômodo.
Inflamação da garganta Além das ínguas, que normalmente surgem na lateral do pescoço, também é possível ter outros sintomas como tosse, dor de cabeça, dor na garganta, especialmente ao engolir, febre, dor nos ouvidos e mau hálito.
A principal função do sistema linfático é defender o organismo de infecções e por isso os órgãos que o constituem (linfonodos, gânglios ou ínguas) estão dispostos em regiões estratégicas do corpo (pescoço, axilas, virilhas, tórax, abdome, baço e fígado). O câncer que afeta este sistema é chamado de linfoma.