Remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Muito comum com os dentes, que passam por processos de desmineralização e remineralização constantes. As estruturas de tecido duro, por exemplo, ossos e dentes, são formados, em grande parte, por minerais.
A desmineralização é um deles, caracterizado pela perda de cálcio do dente. Por um lado, ela pode trazer consequências desagradáveis para o paciente se não for tratada, como o aparecimento de cáries. Por outro, a remineralização é uma solução que pode ser aplicada e que vai ajudar a contornar o problema inicial.
É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.
Deve-se definir cárie dentária como uma desmi- neralização irreversível do esmalte provocada pelo desequilíbrio freqüente do fenômeno de des-re, du- rante um período de tempo, produzida pela ação de ácidos provenientes do metabolismo de carboidra- tos na placa bacteriana dentária, e que traz algum prejuízo ao indivíduo ...
A cárie dentária é uma doença crônica que progride de forma lenta3. Seu primeiro sinal clínico é representado pela mancha branca ativa podendo ser reversível diante da aplicação de flúor, principalmente na forma de verniz4. Na ausência do tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.
Cavidade inativa: já os buracos inativos têm um aspecto endurecido e, em geral, marrom escuro. Eles se apresentam com essas características quando a perda mineral do dente é controlada, como no caso da mancha branca em inatividade.
10 coisas que fazem mal para os dentes: veja hábitos e alimentos do dia a dia que prejudicam seu sorriso