A atividade física intensa propicia o aumento da concentração de íons de hidrogênio pelo aumento da produção de ácido lático, criando assim um desafio aos sistemas de controle ácido-básico do nosso organismo e prejudicando o desempenho durante o exercício.
Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução. ... A base OH- reage com o ácido CH3CO2H, formando o CH3CO2-.
O sistema respiratório é o principal controlador dos níveis de pH sanguíneo. O aumento da concentração de dióxido de carbono no sangue provoca aumento de íons H+ e, consequentemente, da acidez. Da mesma forma, a diminuição dos níveis de dióxido de carbono leva a um aumento da alcalinidade do sangue.
Os pulmões e rins também estão envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões diminuem a acidez do sangue através da eliminação do gás carbônico (CO2) e os rins excretam ácidos na urina e regulam a concentração de bicarbonato (uma base no sangue).
Os pulmões são capazes de promover a compensação respiratória do pH sanguíneo pelo sistema tampão bicarbonato/gás carbônico. Porém, mesmo que possa alterar o pH, esse processo não é capaz de induzir a perda de íons hidrogênio, pois os pulmões são incapazes de regenerar o bicarbonato perdido13,14.