Clinicamente, a presença de hematêmese e/ou melena indica um quadro provável de hemorragia digestiva alta (HDA), onde a fonte de sangramento é proximal ao ângulo de Treitz – esôfago, estômago ou duodeno.
Três causas do sangue nas fezes (e que não são câncer de cólon)
No começo, o tratamento não envolve intervenção cirúrgica, já que as hemorroidas não se projetam para fora do ânus. Algumas mudanças simples, como uma dieta rica em fibras, líquidos e higienização adequada, sem o trauma constante do papel higiênico, são capazes de reverter o quadro.
A cirurgia para hemorroidas externas só é indicada nos casos mais graves, quando a hemorroida sofre trombose ou se rompe, pois geralmente com o uso das pomadas, os banhos de assento e a alimentação, a hemorroida externa desaparece.
Varia de 5 a 30 dias . Normalmente dentro de 1 semana, podendo variar para mais ou menos. A melhora é progressiva, e existem medidas para aliviar os sintomas.
Alguns bons exemplos de remédios para hemorroidas são Hemovirtus, Imescard, Proctosan, Proctyl e Ultraproct, que podem ser utilizadas após a indicação do clínico geral ou proctologista numa consulta médica.