O Zimbabwe, (em xona: Zimbabwe, "casa de pedra") ou Zimbábue, ou Zimbabué, ou, raramente, Zimbaué; oficialmente República do Zimbabwe; anteriormente designado Rodésia do Sul e, depois, simplesmente Rodésia; é um país encravado no sul da África, entre os rios Zambeze e Limpopo.
África
Harare
A descoberta de ouro em 1867 despertou a cobiça dos Ingleses, que acabaram por ocupar o território, apesar das reivindicações de Portugal, a quem a Grã-Bretanha dirige um ultimato em 1890. A colónia ficou designada, em 1895, Rodésia em homenagem a Cecil Rhodes, que promoveu a sua constituição.
O Grande Zimbábue foi o centro de um império comercial africano entre os séculos XII e XVI. Ruínas da cidade podem ser vistas no atual país chamado Zimbábue, no sul da África. No sudeste do Zimbábue, ruínas do Grande Zimbábue ainda podem ser vistas. ... As pessoas deixaram de viver no Grande Zimbábue antes do século XVI.
O Reino do Zimbabwe controlou o marfim e o comércio de ouro do interior para a costa sudeste da África. Os bens asiáticos e árabes podem ser encontrados em abundância no reino. A domesticação econômica, que tinha sido crucial para os estados proto-xona anteriores, também foi praticada.