Gama GT baixo Um valor baixo como resultado do gama GT indica improbabilidade de problemas hepáticos e consumo de álcool. Porém, se associado a um nível de fosfatase alcalina elevado, pode ser indicativo de deficiência de vitamina D, doença de Paget ou doença nos ossos.
Em alguns casos, a alteração do Gama GT também pode diagnosticar quadros de obstrução do ducto biliar, bem como outras falhas nos órgãos que possuem a enzima. Nesse sentido, o valor alterado no exame de Gama GT pode ser o suficiente para indicar anomalias no fígado, pâncreas e vias biliares.
GGT indica presença de colestase (retardo do fluxo de bile) dentro do fígado pelo uso medicamentos (como os anticoncepcionais) ou doenças dos ductos biliares (como colangite biliar prima ria e colangite esclerosante prima ria) ou nos ductos biliares fora do fígado por obstruça o por tumores e ca lculos.
A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
A gama normal de valores para TGO é de 5 a 40 unidades por litro de soro (a parte líquida do sangue). A gama normal de valores para TGP é de 7 a 56 unidades por litro de soro.
As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.
SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.
Sintomas mais comuns em problemas no fígado